quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Década de 80

Durante a década de 1980, o cinema americano se caracteriza pela grande produtividade e países em desenvolvimento, como Brasil, Argentina e Japão, aparecem no cenário do cinema mundial retratando a violência como um dos enredos mais populares da época e mais querido pelos diretores.

Essa vertente de filmes recheados de violência é iniciada por Martin Escorsese no filme Touro Indomável (1980), seguido mais tarde por vários outros diretores. Além da violência, a guerra também é muito lembrada nessa época e filmes como Platoon (1986) e Nascido Para Matar (1987) despontam no imaginário coletivo mostrando o retrato trágico da Guerra do Vietnã. Outros filmes que têm a guerra nos seus roteiros são: Império do Sol (1987), de Steven Spielberg, O Último Imperador (1987), do italiano Berbano Bertolucci, e Nascidos em 4 de Julho, de Oliver Stone.

Saindo da violência, os anos 80, também foi a época dos filmes de ficção científica, como De Volta Para o Futuro (1985) , Guerra nas Estrelas e E.T – O Extraterrestre. No final da década, pode-se notar que as produções fonográficas ficaram mais ligadas ao entretenimento e arrecadando milhões de dólares com Robocop - O Policial do Futuro (1987), Máquina Mortífera (1987) e Batman (1989).



(Sabrina Rangel)

Nenhum comentário: