quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Cinema Mudo – falando sem a fala

Com o aperfeiçoamento das técnicas cinematográficas dos irmãos Lumière, a primeira exibição pública de cinema ocorreu em 28 de dezembro de 1895, as pequenas produções, com cerca de dois minutos de duração, tratavam do cotidiano e, por terem um caráter experimental, eram rústicas e de mau gosto. Esse início das produções para cinema se insere numa era chamada de “Cinema de Poeira”, o nome se explica tanto pelas características das produções, quanto pela exibição só custar 1 franco.


Por não haver recursos para que o áudio dos personagens fosse gravado, a trilha sonora possuía um papel fundamental na composição do filme. Inicialmente, era feita por músicos que tocavam o que o filme lhes imprimia, havendo, portanto, a possibilidade do mesmo filme possuir trilhas diferentes ao mudar de cinema e de musico, depois de um tempo, as músicas tocadas nos filmes foram padronizadas.


Após o período experimental, os produtores de cinema aproveitaram da falta de tecnologia para reproduzir as falas e começaram a explorar e abusar da imagem e expressão dos atores e foi nessa época, chamada “Era de Ouro do Cinema Mudo”, que surgiram grandes clássicos do cinema mundial.


(Maria Emília Tavares)

Nenhum comentário: