quarta-feira, 28 de novembro de 2007

“And the Oscar goes to...”

Entregue anualmente em uma luxuosa cerimônia no Teatro Kodak, na californiana Los Angeles, o Oscar é o rapaz mais cobiçado do mundo do cinema. Aqueles que mais se destacaram no ano anterior em categorias como ator, atriz e diretor voltam para suas casas com quatro quilogramas folheadas a ouro a mais. Quem escolhe os melhores da telona são os quase seis mil membros da Academia.

Graças ao prestigio profissional e popular que concede ao premiado e pelo faturamento que pode dar a um filme, o valor simbólico do Oscar é incomensurável. Concebida em 1928, não sofreu alterações até hoje. A versão mais popular para o nome dado ao careca dourado é a que concede a autoria dele à Margareth Herrick, que teria achado a estatueta muito parecida com o seu tio Oscar. Um jornalista ouviu, publicou e o apelido pegou.

Num leilão em 1993, o Oscar ganho pela atriz Vivien Leigh pelo filme E o Vento Levou foi arrematado por 562 mil dólares.

Houve apenas dois empates em toda história da premiação.

Walt Disney é medalha de ouro em número de indicações: 64.

George C. Scott e Marlon Brando já recusaram o prêmio.

A pequena Tatum O’Neal foi a mais nova vencedora de um Oscar. Aos 10 anos recebeu a estatueta como coadjuvante no filme Lua de Papel.

Titanic, Bem Hur e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Reis são os filmes que mais carecas dourados ganharam. Onze cada um.

Apenas um país latino-americano já conseguir uma estatueta. O argentino A História Oficial, em 1985. Fernanda Montenegro foi a única atriz sul-americana indicada até hoje.



Além de reunir os melhores trabalhos apresentados na telona no ano anterior, a cerimônia de entrega do Oscar é palco de um verdadeiro desfile de moda. E dos mais luxuosos. Vestidos e adereços caríssimos são usados pelas atrizes indicadas e convidadas para a festa, devidamente acompanhas dos galãs em ternos alinhados. Tudo para ver quem chama mais a atenção da imprensa e arranca mais flashes dos fotógrafos. Roupas um tanto inapropriadas também podem ser vistas no tapete vermelho.

Atrás apenas do Oscar, os prêmios do Globo de Ouro são reconhecidos atualmente como uma das maiores honras que os profissionais do cinema podem receber. Baseadas nos votos de 96 jornalistas que vivem em Hollywood, as estatuetas são entregues no começo de cada ano, no formato de um jantar para convidados.



(Octávio Santiago)

Nenhum comentário: